segunda-feira, 14 de junho de 2010

Nordestinos são os que mais frequentam bibliotecas no país

Pesquisa da FGV, encomendada pelo Ministério da Cultura, revela o perfil das Bibliotecas Públicas Municipais (BPMs) de todo o país. Mapeamento permitirá o aperfeiçoamento das políticas para o setor.
Brasília, 30 de abril de 2010 - O 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais mostra que, em 2009, 64% dos municípios do Nordeste do Brasil possuíam ao menos uma biblioteca aberta, o que corresponde a 1198 bibliotecas em 1155 municípios. O índice é inferior ao nacional (79%). Em 27% dos casos, as BPMs ainda estão em fase de implantação ou reabertura e em 9% estão fechadas, extintas ou nunca existiram. Considerando aquelas que estão em funcionamento, são 2,23 bibliotecas por 100 mil habitantes, enquanto a média brasileira é 2,67. A região lidera em frequência ao local: 2,6 vezes por semana, superior à média brasileira (1,9).
O levantamento aponta que as BPMs emprestam 118 livros por mês e têm acervo entre 2 mil e 5 mil volumes (45%). Apenas 28% têm computador com acesso à internet e somente 18% oferecem este serviço para o público. Os nordestinos são os que mais utilizam o equipamento para pesquisas escolares (75%) – junto com o Norte - acima da média nacional (65%). Quase todas as bibliotecas funcionam de dia, de segunda à sexta (99%), algumas aos sábados (6%), poucas aos domingos (1%). No período noturno, 46% estão abertas aos usuários, quase o dobro da média nacional (24%). A maioria dos dirigentes das BPMs são mulheres (82%) e quase metade tem nível superior (48%).
Foram pesquisados todos os 5.565 municípios brasileiros. Em 4.905 municípios foram realizadas visitas in loco para a investigação sobre a existência e condições de funcionamento de BPMs, no período de setembro a novembro de 2009. Os 660 municípios restantes - identificados sem bibliotecas entre 2007 e 2008 pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e atendidos pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio do Programa Mais Cultura, com a instalação de BPMs, foram pesquisados por contato telefônico, até janeiro deste ano.
O Censo Nacional tem por objetivo subsidiar o aperfeiçoamento de políticas públicas em todas as esferas de governo – federal, estadual e municipal – voltadas à melhoria e valorização das bibliotecas públicas brasileiras. Segundo o levantamento, em 420 municípios as BPMs foram extintas, fechadas ou nunca existiram. Deste total, 161 estavam na região. O MinC - por meio da Fundação Biblioteca Nacional, com recursos do Programa Mais Cultura - em parceira com as prefeituras municipais, promoverá a implantação ou reinstalação dessas bibliotecas, com a distribuição de kits com acervo de dois mil livros, mobiliário e equipamentos, no valor de R$ 50 mil/cada, totalizando mais de R$ 8 milhões na região. As BPMs receberão, ainda, Telecentros Comunitários do Ministério das Comunicações.

Mais informações
Neila Baldi, assessora de Imprensa da Diretoria do Livro, Leitura e Literatura, do MinC, pelos telefones 61 2024 2628/30, 61 9104.3514 ou pelo email neila.baldi@cultura.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ô de fora! pode entrar!